quarta-feira, 6 de agosto de 2014

É pra vê ou pra comê - O Tempero da Vida

Bem vindos!
Hoje é a estréia desse novo espaço no blog, juntando duas paixões, minhas e de muita gente. Filmes e Comida. ♥ Na verdade não serão só filmes, mas séries, programas de TV e o que mais der vontade, pois apesar de não serem maioria, existe uma infinidade dessas diliças audiovisuais rolando por aí.  

Vamos falar sobre um filme de lamber os beiços que foi um dos primeiros que assisti na época da faculdade, "O Tempero da vida". É um filme sobre família, confusões políticas, desilusões amorosas e tudo isso interligado com uma linguagem sobre comida e temperos.


Afirmo que é impossível ver o filme e depois não ficar com vontade de fazer alguma preparação salgada com canela que é um dos temperos mais abordados. Almôndegas com um toque de canela. Fui mais longe, digamos que coloco canela em quase todas as preparações que faço que tem carne moída como ingrediente. Realmente, essa combinação pode parecer estranha, mas fica fantástica.

Nessa cena Fanis resolve seguir os ensinamentos do avô e colocar a canela na carne moída que irá virar almôndegas, só que escondido da mãe. O que gera uma grande discussão entre seus pais.
Fanis é um garoto sonhador que quando criança aprende sobre astronomia/gastronomia por meio de especiarias vendidas na loja do seu avô Vassilis, praticamente um filósofo dos temperos, todas suas falas fazem uma conexão entre eles e a vida de todo mundo.

O Sol é a pimenta, Vênus a canela e a Terra é o sal.

Devido uma disputa colonial entre Gregos e Turcos que aconteceu em 1963 o pai dele que era Grego foi expulso de Istambul, logo, ele, sua mãe turca e seu pai foram morar em Atenas, lá ele que sempre gostou de estar na cozinha começa a manifestar o seu dom. Cozinhar. E isso funciona como uma forma de amenizar as saudades do avô.

A despedida.

É uma parte muito engraçada, pois ele cozinha mil coisas a noite enquanto os pais dormem, daí pela manhã tem um banquete pronto. Com um tempo, acham que é uma possessão do demônio, os padres vão lá e acabam se empanturrando da comida deliciosa dele.




Na verdade o filme começa com Fanis já adulto, esperando seu avô ir visitá-lo em Atenas, só que algo inesperado acontece e começam os flashbacks mostrando desde que ele era criança, isso alternando com os acontecimentos atuais.
Acho que é bom ir parando por aqui senão corro o risco de contar o final do filme, apesar de não ligar muito para spoiler não posso fazer isso com vocês. Rá.

Quem tiver interesse pelo tema, assista. O filme é ótimo, leve, tem um ar antiguinho fofo que eu adoro, tem muitas cenas engraçadas como uma em que o tio do Fanis que é capitão de um navio chega no almoço da família trazendo uma panela de pressão, novidade na época, fazendo todos ficarem eufóricos, ou essa que eles estão ensinando uma receita de família para uma futura agregada.



Ele é dividido em 3 atos - Entrada, Prato Principal e Sobremesa. Até isso é lindamente mesclado com a comida. E as imagens dos banquetes? Nossa, muito lindo uma família enorme fazendo as refeições à mesa, hoje em dia é tão raro. Outra coisa que já ia esquecendo, a trilha sonora, é ótima também.








E aqui a ficha técnica do filme:
Dirigido por: Tasso Boulmetis
Com: Georges Corraface, Basak Köklükaya, Themis Panou.
Gênero: Drama, Comédia.
Nacionalidade: Grécia, Turquia.
Ano: 2003
Trailer

Gente, quando revi o filme para fazer essa postagem, fiquei pasma com a semelhança do Fanis quase adulto com o Ayrton Senna. HAHAHA, Vai dizer que não parece um pouco?



DICA DE RECEITA

O cardápio do dia era Escondidinho de carne moída. Ai lembrei que estava com esse post em mente e aproveitei o embalo.
O que tenho a dizer é que todo mundo adorou e quando fiz a enquete para saber se haviam percebido algo diferente, todos disseram que sim, mas que não sabiam identificar, só sabiam que estava muito bom. O melhor é a cara de espanto quando disse que era Canela. 


Seguindo os quadrinhos na horizontal...
Fiz um refogado com azeite, alho, cebola, pimentão, pimentinha verde e tomate, coloquei a carne e quando já estava cozida, coloquei um pouco de molho de tomate e os temperos, pimenta síria, uma pitada de sal e CANELA.  Não exagere! Coloque no máximo uma colher de sopa, vá adicionado aos poucos para se habituar ao gosto. Coloquei milho verde e desliguei o fogo.
Fiz um purê com, manteiga, batata cozida e amassada, leite e um ovo, colocados na panela nessa ordem, temperei com sal.
Agora a montagem, pincelei manteiga numa assadeira, coloquei a carne, depois o purê e fiz uma graça ralando queijo coalho e levei para gratinar por mais ou menos uns 15 min.
Pronto.

Espero que tenham gostado de tudo.
Até mais ver, em francês, au revouir.






2 comentários:

  1. Que legal, nunca vi esse filme, mas parece ser bem legal e divertido :D
    vou anotar aqui para assistir ^^

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Se você gosta dessa temática vai adorar mesmo. :P

    ResponderExcluir

A promoção de Leite Condensado

   Tinha acabado de chegar da rua, tirado o allstar verde água e deitado no sofá com as pernas esticadas deixando assim os pés pra fora, no ...