sábado, 2 de agosto de 2014

Memórias Gastronômicas - Cheiro de Pipoca no ar!

Hoje eu quero falar de uma das coisas que mais gosto de fazer/comer, Pipoca.
Gente, deve ser mesmo um alimento sobrenatural porque é impossível resistir. Além de gostosa é rica em antioxidantes e fibras que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.
Já tive uma fase de fazer UM PACOTE INTEIRO DE MILHO numa tarde para comer com uma amiga, claro que não conseguíamos comer tudo, mas além da comilança era super divertido fazer aquela quantidade imensa de pipoca, que colocávamos em uma bacia de que minha vó dava banho na gente quando éramos crianças. Tipo isso...
Te amo google
Imaginem esse recipiente LOTADO de pipoca, jogávamos para cima quase igual os sorteios de cartas valendo prêmios feitos na tv. Era lindo de ver.
Devido a essa loucura e porque eu também fazia pipoca TODOS OS DIAS na hora do lanche, meu avô não podia ver pipoca em lugar nenhum que lembrava de mim. s2

Mas você não se pergunta como surgiu essa ideia de aquecer o milho, até estourar e virar felicidade? Bem, pelo que parece não tem nada assim - A pipoca surgiu em tal lugar, foi Fulano de tal dos Anzóis Pereira que fez. - Ninguém sabe ao certo, mas o que sabem é que para as bandas do Continente Americano, mais precisamente pelo México, por alí, os índios se alimentavam bastante de milho então um dia algum deve ter deixado uma espiga perto da fogueira e papapapapapapapou estourou e virou pipoca. 
Daí eles usavam em cerimônias, pois acreditava-se que eram os espíritos que faziam o milho estourar, faziam colares, oferendas pela fertilidade... E por aí vai.
Vale ressaltar que o milho de pipoca é um tipo especial cultivado especificamente para esse fim. Quando era criança achava que era um tipo só, ficava extremamente chateada quando faziam milho cozido, achando que poderiam ter feito pipoca dele. 

 Hoje em dia com a modinha do Gourmet a pipoca também entrou na dança, é uma infinidade de receitas que logo menos alguém lança um desafio (se é que não já tem) de fazer um sabor por dia. 365 sabores diferentes que tal?

Quando estou afim, costumo fazer apenas colocando um tempero misturado com um pouco de sal, o meu preferido é de Pimenta Síria, essa que minha prima linda trouxe do Paquistão, gente fica uma Dilíça, porque ela não é daquelas de chamar os bombeiros, só dá uma leve picância no final. E tem dela aqui no Brasil também tá? Relaxem.

Quando faço sempre é com manteiga, uso óleo só quando é o jeito mesmo. Percebi com anos pipoquísticos que com óleo a pipoca fica maior e neutra, sem gosto, é melhor usar quando quiser fazer a versão doce. Com manteiga a pipoca fica um pouco menor, mas fica aquele saborzinho da manteiga. Hum!! Que vontade...
Não sou muito fã da pipoca de microondas, acho que todos os sabores deixam um gosto residual chato e os lábios cheios de algo que parece ser gordura hidrogenada. Argh!




E se você pensou que ganha dinheiro só os pipoqueiros que com seus carrinhos andam por ai vendendo essa diliça, está enganado. Eis que nesse Brasil de meu Deus existe uma galera a Pipó Gourmet que fazem Pipoca Gourmet em latinhas, um mimo. E saca os sabores; Trufa Branca, Curry e Mostarda, Lemon Peper, Caramelo e Flor de Sal, Caramelo, Coco e Noz Pecan, Canela Cristalizada e Chocolate Belga. E aqui em Fortaleza tem, lá no -Empório Delitalia, Desembargador Moreira 533 - O preço varia de R$ 25 a 30. Ainda não provei, quando rolar comento por aqui. 

Outra coisa que combina perfeitamente com pipoca é? Isso! Cinema, filmes, séries... Quero avisar que o próximo post vai dar entrada numa nova categoria do Blog sobre filmes com tema gastronômico ou não, mas que tenham algo relacionado com a comida. Vai ser lindo, preparem-se!

Pra finalizar olhem essas imagens lindas que achei, pra já irem se inspirando e criarem suas receitas.

Pipoca com Chocolate
Oreo
Mm's, Pretzel e Granulado, estilo natalino
Caramelo ou Doce de leite


É muito amor!



Ainda vou inventar uma sobremesa perfeita com sorvete, pipoca e brigadeiro. Aguardem.
Beijos doces. :*


Imagens e informações : Google e Weheartit. 







2 comentários:

  1. Sabe que lá na Ásia (Paquistão, Malásia, China etc) pipoca normal é muito raro de ser vista e as pessoas não costumam gostar? Pois é! Nos mercados só vendem milho já com algum sabor e a pipoca fica colorida na hora que você faz e com gostos muito esquisitos! Eles também têm uma coisa super interessante, que é pipoca 2 em 1, ou seja, vc compra no pacotinho e escolhe se quer fazer no fogão ou no microondas, ela funciona pros dois! Tem tudo quanto é tipo de sabor e é bem difícil as pessoas fazerem em casa pra comer, porque acham que é complicado! Achei fantástica as diferenças pipoquísticas que existem no mundo! hahahha
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milhos já com sabores e cores prontos? Gente isso é que é tecnologia. HAHAHA. E que povo louco achando que é complicado fazer pipoca, imagine.
      Acabei de lembrar daquele dia vendo todos os filmes do HP pela madrugada a dentro e você derrubou a tigela das pipocas. kkkkk Saudades pilantra.
      Ainda tem da Pimenta Síria por ai? *-*

      Excluir

A promoção de Leite Condensado

   Tinha acabado de chegar da rua, tirado o allstar verde água e deitado no sofá com as pernas esticadas deixando assim os pés pra fora, no ...